quarta-feira, 16 de setembro de 2015

ideias evolucionistas

lamarck e seu jeito de pensar e ser

Para Lamarck, por exemplo, as girafas tinham o pescoço pequeno e ao tentar comer as folhas das árvores por diversas vezes, tinham que esticar essa parte do corpo. Esse movimento acabou alongando o pescoço dos primeiros animais dessa espécie e os descendentes passaram a nascer com pescoços maiores, mais próximos do que é atualmente. Suas ideias não foram aceitas por muito tempo, pois verificaram que determinadas características não são hereditárias. Possíveis alterações em células somáticas não influenciam nas informações genéticas das células.


O naturalista francês Jean-Bastiste Lamarck (1744-1829) propôs uma teoria sistemática referente à evolução em 1809 no livro filosofia Zoologigue. Para ele, havia duas leis fundamentais:


                       darwin e lamarck                            

                               e suas 

                     diferenças de pensar  

Em um determinado local existiam girafas de pescoço curto. Nesse local, com o tempo acabou as plantas das árvores pequenas. Com isso, as girafas não poderiam se alimentar, pois as outras árvores eram muito altas e elas não alcançavam. 

De acordo com Darwin, haviam girafas de pescoço curto e de pescoço longo. Quando as árvores menores acabassem, apenas as girafas altas continuariam comendo e vivendo. Assim, a SELEÇÃO NATURAL atuaria, eliminando as girafas de pescoço curto. 

Mas e se realmente só existisse girafas de pescoço curto? 
Darwin não saberia explicar naquela época. Mas hoje já se sabe, que provavelmente, uma girafa nasceria com uma mutação, tendo um pescoço alongado, e ela sobreviveria e iria se reproduzir, passando seus genes para seus filhotes (que também teriam pescoço longo). Isso é explicado pelo Neodarwinismo. 

Atualmente as idéias de Lamarck não são aceitas (pois se eu malhar e ficar forte, vou passar isso pro meu filho que também será forte). As idéias de Darwin continuam sendo as mais corretas, mas elas atuam em conjunto com os trabalhos de Mendel e os conhecimentos atuais de genética, formando o Neodarwinismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário